O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Dr. Pedro Ramos, acompanhado pelo Conselho Diretivo do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, Coronel António Nunes e Subintendente Marco Lobato, e pelo Diretor do Estabelecimento Prisional do Funchal, Dr. Fernando Santos, estiveram presentes na abertura do 1.º curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa ministrado a 12 Guardas Prisionais.
Este curso tem como objetivo habilitar os formandos com competências que permitam executar corretamente as manobras de suporte básico de vida com utilização de um DAE numa vítima em situação de paragem cardiorrespiratória.
O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, no ano de 2023, já implementou 17 cursos nesta área habilitando 168 formandos, estando previsto ainda ministrar ao longo deste ano mais 6 cursos, através da Divisão de Formação.
Uma das visões deste Serviço Regional diz respeito ao reforço da capacidade de prevenção e preparação da população e dos agentes de proteção civil, através do fortalecimento da formação, sensibilização, articulação e coordenação, atendendo ser uma mais-valia para toda a comunidade populacional, aumentando a probabilidade de sobrevivência das vítimas de paragem cardiorrespiratória.