Criado em Outubro de 2001, o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia visa reforçar a cooperação entre os países da UE e 8 Estados participantes em matéria de proteção civil, de modo a melhorar a prevenção, preparação e resposta a catástrofes.
Qualquer país do mundo pode pedir assistência através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia quando uma situação de emergência ultrapassa as suas capacidades de resposta a catástrofes. A Comissão Europeia desempenha um papel fundamental na coordenação da resposta a catástrofes a nível mundial, contribuindo para, pelo menos, 75% dos custos de transporte e/ou custos operacionais dos destacamentos.
O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE) é o coração do Mecanismo, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. O CCRE coordena a prestação de assistência aos países afetados pela catástrofe, como o envio de equipamento de socorro, conhecimentos especializados, equipas de intervenção e equipamento específico. O CCRE também fornece ferramentas de comunicação e de acompanhamento de emergências através do Sistema Comum de Comunicação e de Informação de Emergência (CECIS), uma aplicação baseada na web de alerta e notificação que permite o intercâmbio de informação em tempo real.
Desde a sua criação, o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia já respondeu a mais de 600 pedidos de assistência dentro e fora da UE.
Plataforma online do Mecanismo Europeu de Proteção Civil (em inglês)