Save the Date: Vem aí o 2.º Congresso Nacional de Emergência Pré-hospitalar
De 24 a 25 de maio, a cidade do Funchal será palco do 2.º Congresso Nacional de Emergência Pré-hospitalar, com o lema "Quando o (Im)previsto acontece". O evento é organizado pelo Serviço de Emergência Médica Regional da Madeira (SEMER), organismo na dependência do Serviço Regional de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira (SRPC-RAM), e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Numa sociedade cada vez mais sujeita à ocorrência de fenómenos naturais que facilmente alcançam a dimensão de catástrofes, é essencial que os serviços de emergência médica antecipem cenários e desenvolvam os respetivos planos de ação, para garantir uma resposta adequada e eficaz em eventos reais.
Neste sentido, a Comissão Organizadora do CNEPH 2024 está a desenvolver um programa científico dedicado à resposta da emergência médica às situações de exceção, com ênfase na multidisciplinaridade e cooperação entre organizações e além-fronteiras.
Em discussão, estarão temas como o desafio da interoperabilidade, a organização pré-hospitalar nacional, as Vias Verdes, os sistemas de informação e a inteligência artificial, entre outros assuntos de interesse para a área do pré-hospitalar.
Em antecipação ao Congresso, será realizado um curso “Medical Response to Major Incidents (MRMI)”, agendado para os dias 20 e 22 de maio.
O evento será também uma oportunidade para testar o dispositivo de socorro da Região Autónoma da Madeira em caso de tsunami, com a realização do Exercício PROCIVEX2024. O simulacro vai ter lugar a 23 de maio e contará com o envolvimento do SRPC-RAM, bem como do PT Emergency Medical Team (PT EMT) do INEM e das Forças Armadas Portuguesas.