O Centro Integrado de Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro (CIC-CROS) do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM recebeu, no dia 12/03/2024, um alerta, visando a queda de uma vítima do género feminino, de nacionalidade francesa, ocorrida no percurso pedestre do Pico Ruivo.
Face à comunicação rececionada, foi de imediato ativada a equipa de Salvamento em Grande Ângulo dos Bombeiros Voluntários de Santana, que contaram com o apoio operacional de uma equipa da Guarda Nacional Republicana que se encontrava no local, para a primeira abordagem e estabilização da vítima, sendo solicitada a ativação do meio aéreo, por parte do Comandante das Operações de Socorro no teatro de operações, cuja aeronave e respetiva equipa, composta pelos pilotos, recuperadores-salvadores e operador de guincho se deslocaram à área georreferenciada, efetivando a oportuna recuperação da aludida vítima.
À chegada ao Centro de Meio Aéreo do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM a cidadã acidentada foi assistida e transportada ao Serviço de Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça por uma Ambulância de Socorro dos Bombeiros Voluntários Madeirenses.
Tratou-se do primeiro resgate efetuado no ano 2024, culminando na 26.ª operação concluída com sucesso, tendo a referida equipa resgatado o 27.º cidadão desde o início da sua atividade nesta valência, numa missão altamente eficaz e eficiente.