Slide
decir.png
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado dos dirigentes do Serviço Regional de Proteção Civil, procedeu, no dia 17 de junho, à entrega de equipamentos de Salvamento em Grande Ângulo (SGA) ao Corpo de Bombeiros Voluntários Madeirenses.
Foram entregues equipamentos de proteção individual e proteção coletiva, específicos para operações de SGA, com particular incidência na vertente de Canyoning, face às exigências e desafios cada vez mais recorrentes no âmbito da prestação de socorro e resgate em montanha, por força do incremento de acidentes ocorridos nas serras da Madeira.
Trata-se de ferramentas, uniformes e acessórios essenciais para operações de resgate em ambientes específicos em cenários de canyoning. Este reforço de recursos permite aos bombeiros uma melhor preparação para responder a emergências complexas, garantindo um serviço de resgate de qualidade à comunidade madeirense e turistas que visitam a RAM.
Ressalvamos que a Equipa de Salvamento em Grande Ângulo afeta aos Bombeiros Voluntários Madeirenses foi ativada 13 vezes para missões de resgate em todo o território da ilha da Madeira, desde o início do ano até à presente data.
O investimento, na ordem dos 90.000 euros, tem como objetivo fortalecer a capacidade operacional da Equipa Especializada de SGA do Corpo de Bombeiros Voluntários Madeirenses, de forma a aumentar a eficácia e segurança nas missões atinentes àquela valência.