Slide
Slide
decir.png
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM apresentou hoje, 10 de julho, o balanço intermédio do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais – POCIR 24, que contou com a presença de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, do Exmo. Senhor Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil e dos agentes de proteção civil com competências e atribuições para o exercício de funções nas Equipas de Combate a Incêndios Rurais (ECIR), Equipas de Logística e Apoio ao Combate (ELAC) e EATAS (Equipas de Ataque Ampliado) provenientes dos Corpos de Bombeiros da RAM e Forças Armadas, bem como das Equipas de Intervenção Florestal (EIF) afetas ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e Guarda Nacional Republicana.
O Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais – POCIR, para o ano de 2024, encontra-se em vigor desde o dia 01 de junho e prolongar-se-á até 30 novembro de 2024, tendo como principal desígnio garantir a coordenação e a intervenção dos vários agentes de proteção civil, nomeadamente, dos Corpos de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da Guarda Nacional Republicana – UEPS, das Forças Armadas – Exército e da Polícia de Segurança Pública, contando também com outros organismos e instituições que concorrem para a defesa do ambiente e da floresta contra incêndios, através de ações de vigilância, patrulhamento e primeira intervenção.
O SRPC, IP-RAM aproveita este fórum para recomendar a toda a população madeirense e porto santense o cumprimento das diretrizes básicas que têm sido, recorrentemente, emanadas através das recomendações e orientações remetidas aos OCS ou nas suas redes sociais e plataformas digitais.
Em suma, rogamos a toda a comunidade que zele pelo bem-estar das pessoas e da natureza, instando a que todos e cada um de nós possamos ser verdadeiros agentes de proteção civil, acolhendo o lema “TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!”.