O incêndio iniciado em 14 de agosto no concelho da Ribeira Brava permanece ativo, com dois teatros de operações concentrados na Serra de Água e Curral das Freiras.
No total, mais de 80 operacionais e 20 veículos estão envolvidos nas operações, com o apoio contínuo do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS), do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), da GNR e da PSP.
Na Serra de Água, há quatro focos de incêndio, embora com pouca intensidade, graças às condições meteorológicas favoráveis durante a noite e ao trabalho eficaz dos operacionais no teatro de operações.
No Curral das Freiras, a situação causa alguma preocupação, devido ao facto da frente ativa estar a evoluir no sentido ascendente em direção ao pico do Areeiro e ramificando no sentido descendente que aproxima-se de uma zona habitacional na Fajã dos Cardos.
O SRPC, IP-RAM continua a monitorizar atentamente a evolução dos incêndios e reitera o apelo à população para evitar deslocações às áreas afetadas, pela sua segurança e para garantir uma operação de combate mais eficaz e segura para as equipas que estão no terreno.
Reiteramos o agradecimento a todos os elementos e entidades envolvidas no combate a este incêndio.
Este agradecimento é extensível a toda a população que tem cooperado com os agentes de proteção civil no terreno.