No dia 20 de setembro, realizou-se no auditório do Serviço Regional de Proteção Civil a reunião geral do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, que contou com a presença de 130 docentes responsáveis pela dinamização do projeto nas escolas da Região. O objetivo deste encontro foi relembrar os objetivos do projeto e planear as atividades e dinâmicas para o presente ano letivo.
Além disso, foi ainda entregue o jogo de cartas “Trunfo”, desenvolvido pela Divisão de Formação do Serviço Regional de Proteção Civil e implementado com o apoio da ACIF no âmbito do Projeto PLESCAMAC. Inspirado no tradicional “Uno”, este jogo tem como objetivo ser aplicado a alunos com idade superior a 6 anos, e visa transmitir a toda a comunidade escolar um conhecimento básico sobre algumas medidas de proteção civil.
A reunião contou ainda com a presença de Gonçalo Moura, psicólogo da Direção de Serviços do Consumidor, que apresentou algumas técnicas/ferramentas práticas para usar em caso de ataque de pânico.
Os dinamizadores do projeto, conhecidos como Delegados de Segurança, têm a missão de implementar anualmente, em cada escola, as medidas obrigatórias por lei relativas à segurança contra incêndios, como a sensibilização da comunidade escolar para o plano de prevenção e emergência e a execução de simulacros de evacuação, abrigo e sismo. Além disso, os docentes responsáveis abordam outras situações de segurança e risco, como os gestos que salvam vidas e os riscos naturais, mistos e tecnológicos, sendo esta uma forma de cumprir uma medida de prevenção que consta no relatório do Instituto Superior Técnico sobre o risco de aluvião na RAM e no Plano de Gestão de Risco de Inundações (PGRI).
Desde 2013, este projeto está implementado em todas as escolas da Região, e abrange todos os níveis de ensino público e privado. O objetivo é desenvolver uma cultura de segurança na comunidade escolar e promover comportamentos corretos em diferentes situações de risco.