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Terminou no dia 18 de outubro, uma formação para 61 novos docentes responsáveis pela dinamização do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos nas escolas da Região Autónoma da Madeira. Este curso, com duração de 25 horas e acreditado pela Direção Regional de Educação, ocorreu no auditório do Serviço Regional de Proteção Civil.
A formação contou com a participação de técnicos de entidades como Serviço Regional de Proteção Civil, Secretaria Regional de Educação, Direção Regional de Saúde, Direção Regional de Educação, Divisão de Serviços do Consumidor e Associação Insular de Geografia. Os dinamizadores, conhecidos como Delegados de Segurança, têm a responsabilidade de implementar medidas obrigatórias por lei relativas à segurança contra incêndios em cada escola, além de sensibilizar a comunidade escolar sobre o plano de prevenção e emergência e realizar simulacros de evacuação, abrigo e sismo.
Além disso, os Delegados de Segurança abordaram outros temas de segurança e risco, como primeiros socorros e riscos naturais, mistos e tecnológicos. Anteriormente, foi realizada uma reunião geral com cerca de 150 Delegados de Segurança que já estão em funções, para relembrar os objetivos do projeto e planear as atividades para o ano letivo.
Desde 2013, o projeto está presente em todas as escolas da Região, públicas e privadas, com o objetivo de promover uma cultura de segurança na comunidade escolar e incentivar comportamentos adequados em situações de risco.
 
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