Slide
Slide
decir.png
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM), Richard Marques, destacou, na primeira formação de 2025, a importância da especialização no programa de aprontamento do dispositivo operacional da Região Autónoma da Madeira (RAM) para os incêndios rurais (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais - DECIR).

      A formação, intitulada "Curso de Segurança e Comportamento do Incêndio Rural", decorreu entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2025 e reuniu bombeiros da Região Autónoma da Madeira para aperfeiçoar competências técnico-operacionais sobretudo no que concerne às condições de segurança nos teatros de operações.

      Promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, através da sua Divisão de Formação, a formação é acreditada pela Escola Nacional de Bombeiros e cofinanciada pelo Fundo Social Europeu+, no âmbito do programa MADEIRA 20-30.

      Durante a sua intervenção, Richard Marques destacou o papel fundamental da formação contínua e da utilização de metodologias inovadoras para enfrentar os crescentes desafios impostos pelos incêndios rurais na Região. "A dinâmica dos incêndios rurais nos diferentes territórios exigem uma adaptação constante dos nossos dispositivos de resposta, absorvendo mais conhecimento e introduzido ferramentas inovadoras e facilitadoras da ação de quem tem a responsabilidade de proteger e socorrer, defender património e salvaguardar o ambiente", referiu o presidente.

      A primeira formação de 2025 reflete o compromisso da Proteção Civil da Madeira em investir no desenvolvimento técnico dos seus agentes, para uma resposta cada vez mais eficiente e segura perante situações de emergência.

Hora da Saúde e Proteção Civil 002