O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, ministrou nos dias 30 e 31 de janeiro duas ações do curso de Primeiros Socorros Psicológicos, destinadas aos Agentes de Proteção Civil.
Este curso pretendeu capacitar profissionais e voluntários envolvidos na resposta a incidentes críticos com competências específicas em primeiros socorros psicológicos.
Os principais objetivos do curso, foram: reduzir o risco de exposição a estímulos traumáticos e proteger os envolvidos; identificar as pessoas com necessidade mais urgente de intervenção, especialmente aquelas em risco de desenvolver perturbações de stress agudo ou pós-traumático; promover uma perceção realista do ocorrido, através de uma narrativa mais consistente, e que permitirá a integração mental e o aumento da sensação de controlo; e capacitar os indivíduos a lidar com as necessidades decorrentes do incidente e a utilizar estratégias de coping positivas.
A formação implementada foi promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM através da Divisão de Formação, acreditada pelo INEM e cofinanciada pelo Fundo Social Europeu através do Programa MADEIRA 20-30.

