No dia 27 de março, o Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM recebeu nas suas instalações uma delegação da Embaixada da Suécia , para conhecer de perto a forma como se gerem as emergências na Região Autónoma da Madeira.
Durante a visita foram esclarecidas diversas questões relacionadas com o Planeamento de Emergência, os mecanismos de resposta e os procedimentos em situação de acidente grave ou catástrofe.
Aproveitando a ocasião, o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Richard Marques, falou sobre as capacidades e competências dos diferentes Serviços e Agentes de Proteção Civil e a forma singular como a RAM coordena as diferentes forças perante situações excecionais, existindo uma plena integração dos meios e recursos mobilizáveis no âmbito da proteção e socorro, logo desde o atendimento de uma chamada de emergência.
No âmbito da sensibilização e informação pública foram sinalizadas algumas iniciativas que permitem ampliar a comunicação de risco, com recurso aos canais diretos da embaixada com a comunidade e turistas suecos.
A Madeira é um destino turístico internacional por excelência e um dos seus pilares fundamentais é a segurança de todos quantos escolhem a Região para passar férias.