A capacidade operacional dos diferentes Corpos de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira encontra-se, em muito, dependente da sua capacidade formativa. Deste modo, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, através do Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros, implementa, anualmente, um programa de formações que visa a melhoria da capacidade técnica e operacional dos Agentes de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira.
Assim, de 06 a 30 de maio de 2019, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM promoveu um curso de Tripulante de Ambulância de Socorro, para os Bombeiros e Guarda Nacional Republicana da Região Autónoma da Madeira.
Esta formação visa dotar estes elementos com conhecimentos e competências necessárias para a avaliação e estabilização de vítimas de doença súbita ou trauma, e seu transporte adequado.
A implementação desta formação ocorreu ao abrigo de uma candidatura aprovada ao Programa Operacional da Região Autónoma da Madeira, MADEIRA 14-20.