A equipa de resgate dos Bombeiros Voluntários Madeirenses tem atualmente 18 elementos com formação especializada em técnicas de Salvamento em Grande Ângulo (SGA) em ambiente de canyoning.

Até ao momento decorreram duas formações: a primeira formação decorreu de 5 a 26 de outubro e a segunda de 22 a 23 de novembro. Os principais objetivos desta formação visaram a capacitação dos formandos com competências técnico-operacionais indispensáveis para salvamentos em contextos desafiadores como o canyoning, uma modalidade desportiva em crescimento na Madeira. Esta equipa terá a importante missão de realizar resgates e garantir a segurança dos praticantes desta atividade desportiva em ambientes montanhosos e de elevado risco.

No dia 17 de junho de 2024, a equipa recebeu novos equipamentos apropriados para operações de salvamento, o que reforça a aposta no desenvolvimento de áreas desportivas, nas quais se incluem o canyoning, garantindo uma segurança e prestação de socorro mais especializada. Além disso, estes equipamentos promovem a excelência no apoio aos desportistas que escolhem a Região para as suas atividades. A cerimónia de entrega destes equipamentos contou com a presença do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Dr. Pedro Ramos.

Esta formação, promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, através da Divisão de Formação, foi cofinanciada pelo Fundo Social Europeu através do Programa MADEIRA 20-30.

 

1