a. Introdução
A segurança das populações depende da capacidade para informar e sensibilizar relativamente a comportamentos considerados como referência para o seu quotidiano, devendo valorizar-se, uma vez mais, o trabalho que é desenvolvido em prol da prevenção e na difusão de conhecimentos de medidas de autoproteção em caso de ocorrência de acidentes ou catástrofes.
Consciente destes valores, o SRPC, IP-RAM tem incrementado a sua responsabilidade na realização de ações de sensibilização relacionadas com as questões de segurança, preparando e organizando a população face aos riscos e cenários previsíveis.
Estes ensinamentos deverão ser aprofundados numa fase precoce em termos de desenvolvimento, sendo por isso as crianças e os jovens os grupos-alvo a privilegiar, em campanhas de sensibilização para a proteção civil, promovendo uma cultura de segurança, prevenindo comportamentos de risco e alertando para a promoção de atitudes e comportamentos adequados para a prevenção de acidentes e catástrofes.
Nesta conformidade o SRPC, IP-RAM desenvolve, em parceria com diversas entidades, vários projetos e ações de sensibilização, designadamente:
• Projeto “Educação para a Segurança e Prevenção dos Riscos”;
• Exercícios de Mass Training em Suporte Básico de Vida, para a comunidade escolar e população em geral;
• Dia da Proteção Civil;
• Dia da Defesa Nacional;
• Visitas de Estudo.
O SRPC, IP-RAM participa também, pontualmente, e sempre que solicitado para o efeito, em ações de sensibilização instadas por empresas/instituições.
b. Projetos
1) Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos
Este projeto constitui uma área curricular criada pela Secretaria Regional de Educação (SRE), contemplando 9 temas, sendo implementado nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico. Alguns dos temas estão relacionados com a segurança e Proteção Civil, sendo abordados anualmente em todas as turmas.
O SRPC, IP-RAM, enquanto interveniente ativo do processo, presta apoio direto e indireto ao projeto, elaborando materiais didáticos usados nos temas relacionados com a Proteção Civil, ministrando formação aos Delegados de Segurança, apoiando a elaboração de Planos de Prevenção e Emergência, colaborando na realização de exercícios internos e intervindo na concretização de palestras.
No âmbito deste projeto, a sensibilização chega todos os anos aos alunos entre o 1º ao 9º ano (cerca de 21.000 alunos nos estabelecimentos públicos) recebendo cada aluno várias sessões (de 45/60 min cada). São também sensibilizados os docentes e não docentes das escolas.
a
Caracterização da Intervenção:
a
Tema 1 – O Plano de Emergência Familiar e o Plano de Prevenção e Emergência das Escolas
Conteúdos: Conhecimento do Plano de Emergência Familiar, suas componentes e importância; Noção de evacuação e de abrigo; conhecimento do Plano de Evacuação da Escola: alarmes, caminhos de evacuação, pontos de encontro; conhecimento das normas e regras de evacuação; conhecimento e interpretação da sinalética de segurança; noção de alarme (sinal sonoro) e alerta (112); conhecimento básico da utilização dos meios de alarme dos edifícios; conhecimento e interpretação das plantas de emergência dos edifícios; Atitudes assertivas em situações de emergência.
a
Tema 3 – Os riscos tecnológicos e os riscos mistos
Conteúdos: Identificação de riscos tecnológicos: incêndios em edifícios; acidentes industriais; acidentes no transporte de substâncias perigosas; acidentes rodoviários; Identificação de riscos mistos: incêndios em zonas florestais. Autoproteção e prevenção face aos riscos tecnológicos e riscos mistos; Recomendações gerais de segurança.
a
Tema 4 - Gestos que salvam vidas
Conteúdos: Conhecimento dos gestos que salvam uma vida: O Sistema Integrado de Emergência Médica; alerta 112; suporte básico de vida; desfibrilhação.
a
Tema 5 – A Proteção Civil na Região Autónoma da Madeira
Conteúdos: Missão do SRPC, IP-RAM; Agentes de Proteção Civil; Número Europeu de Emergência 112; Avisos e alertas; App "Prociv Madeira".
a
2) Exercícios de Mass Training em Suporte Básico de Vida, dirigidos à comunidade escolar e população em geral:
Os exercícios de Mass Training em Suporte Básico de Vida têm como objetivo primordial sensibilizar/habilitar a comunidade escolar e a sociedade em geral para a correta atuação em situações de emergência, nomeadamente, no reconhecimento de situações de paragem cardiorrespiratória (PCR) e para a realização de manobras de reanimação numa situação real.
Trata-se de um importante reforço da Cadeia de Sobrevivência, saber como reagir e o que fazer quando o coração está parado, com recurso às próprias mãos, suportando a vida com compressões torácicas, até que os serviços de emergência médica intervenham.
A iniciativa tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias dezenas de pessoas, coordenada por um conjunto de formadores especializados e técnicos de socorro de emergência pré-hospitalar.
a
Caraterização da Intervenção
O exercício é constituído por uma parte teórica e uma parte prática.
Na parte teórica, o formador faz uma breve exposição sobre o programa e o desenvolvimento da ação, falando da problemática da PCR e dos gestos que salvam vidas (reconhecimento e 112, SBV e DAE).
De seguida, é feita uma simulação prática de abordagem de uma vítima em PCR, onde os presentes são distribuídos pelos vários formadores e técnicos que se encontram no local.
a
3) Dia da Proteção Civil - Exposição, na Praça do Povo, Funchal
A exposição realizada na Praça do Povo, com várias organizações e instituições ligadas à proteção e socorro na RAM.
Esta exposição é visitada por alunos e professores de vários estabelecimentos de ensino da RAM, além da grande afluência de populares, durante todo o dia.
a
4) Dia da Defesa Nacional
Em coordenação com o Ministério da Defesa Nacional, o SRPC, IP-RAM participou, nos últimos anos, no programa do Dia da Defesa Nacional, o qual teve lugar nas instalações do RG3, através de uma pequena intervenção sobre a proteção civil, acompanhada por uma exposição de meios de socorro.
c. Prevenção de Riscos - Panfletos
d. Visitas de Estudo
O SRPC, IP-RAM encontra-se sempre disponível, e de portas abertas, para receber escolas, associações e outras instituições que queiram melhor conhecer a estrutura, organização e funcionamento deste Serviço Regional.
Durante as visitas, os participantes terão a oportunidade de assistir a uma pequena palestra e visitar as diversas instalações do SRPC, IP-RAM.
Caso queira agendar uma visita, poderá fazê-lo através do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., informando:
- Objetivo da visita;
- Data e hora;
- O n.º de participantes e faixa etária.