A Inspeção Regional de Bombeiros (IRB), no âmbito das suas atribuições e competências, constitui-se como o órgão do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM responsável pela coordenação, monitorização, controlo e fiscalização, a nível regional, pela atividade dos Corpos de Bombeiros, assim como pela prossecução das políticas regionais orientadoras e estratégias.


Estas encontram-se, sobretudo, consubstanciadas num compromisso e numa visão estratégica vocacionada para o reconhecimento, valorização e dignificação das carreiras dos Bombeiros, pelo insubstituível papel de relevância, valor e significância na prestação do socorro, salvaguarda e proteção de pessoas e bens, assim como pelo esforço. empenho e dedicação no desempenho das funções que lhe estão atribuídas e/ou reservadas no domínio social; e para o engrandecimento e valoração do papel dos Corpos de Bombeiros na Sociedade, como reconhecimento pela prosseguida, assim como pela importância, impacto e alcance social da atividade que desenvolvem na comunidade.

 

Face ao exposto, e tendo em consideração a prossecução transversal e materialização objetiva destes eixos estratégicos, a Inspeção Regional de Bombeiros encontra-se, presentemente, a desenvolver uma proposta de reformulação do Modelo Organizativo, Funcional, Financeiro e Operacional do socorro na Região Autónoma da Madeira com o objetivo de reforçar e promover a capacitação, inovação, robustez e adequação do atual sistema integrado de resposta e emergência, ao contexto e às exigências atuais da nossa Sociedade. Especificamente, é pretendido uma reforma estrutural sustentada, assente na profissionalização e especialização do socorro.

 

Consciente da presente realidade, e do respetivo papel institucional, a IRB, por forma a dar cumprimento aos objetivos e à Visão estratégica anteriormente referenciada, procedeu à definição de um conjunto de diretrizes de atuação, que assentam sobretudo em 4 eixos estratégicos:

 

Eixo 1 - Reforço da capacidade de controlo, inspecção e fiscalização ao cumprimento da Lei, Regulamentos, Normas e outros documentos estratégicos e distritos ao setor e aplicáveis aos Corpos de Bombeiros.

 

Eixo 2 - Promoção dos estudos técnico científicos necessários e conducentes à optimização, em termos de eficiência e eficácia, da capacidade de resposta e prontidão do no dispositivo de socorro, assim como a regulação da atividade administrativa e operacional associada aos Corpos de Bombeiros.

 

Eixo 3 - Promoção da capacitação e competências técnicas, da formação e qualificação profissional dos corpos de bombeiros, com vista à capitalização do potencial associado aos recursos humanos.

 

Eixo 4 - Dotação dos Corpos de Bombeiros com meios, recursos, equipamentos, sistemas e veículos adequados e necessários a prossecução das suas missões, competências e atribuições.