Projeto “Qualificação dos Agentes de Proteção Civil da RAM

logo 14 20

 

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM viu aprovada a sua candidatura ao Programa Operacional Regional da Madeira, do Fundo Social Europeu, que prevê a disponibilização de formação nas várias áreas de Socorro e Emergência ao Dispositivo de Resposta Operacional Regional (DROR), de 15 de fevereiro a 15 de setembro de 2023.

Na Visão do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM., este considera a formação e o desenvolvimento profissional dos seus recursos humanos, como um dos pilares fundamentais e determinante para a melhoria continuada da qualidade do desempenho dos seus colaboradores e, consequentemente, dos serviços prestados. A capacidade operacional dos diferentes Corpos de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira encontra-se, em muito, dependente da capacidade formativa do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM.

Assim, o projeto “Qualificação dos Agentes de Proteção Civil da RAM” advém da necessidade de incrementar os conhecimentos técnicos e operacionais dos agentes de proteção civil, em especial os bombeiros da RAM, nas áreas de Emergência Pré-Hospitalar; Gestão, Telecomunicações e Liderança; Incêndios Florestais e Condução Fora de Estrada; Incêndios Urbanos e Industriais; Matérias Perigosas; Salvamento e Desencarceramento e Salvamentos em Grande Ângulo. Deste modo, a formação que se pretende implementar com o projeto “Qualificação dos Agentes de Proteção Civil da RAM”, encontra-se enquadrada no desenvolvimento de competências e qualificações, que são exigidas no âmbito do socorro em sociedades cada vez mais evoluídas e exigentes. Com este projeto, pretende-se formar de modo abrangente, recorrendo aos conteúdos programáticos mais modernos.

Para tal, este Serviço Regional dispõe de protocolo de colaboração formativa para partilha de informação inerente com a Escola Nacional de Bombeiros, entidade nacional responsável para formação de Bombeiros, e INEM, entidade nacional responsável para formação em emergência pré-hospitalar.