No dia 28 de fevereiro de 2024, no âmbito do projeto “Educação para a Segurança e
Prevenção de Riscos", o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM promoveu uma ação de sensibilização sobre medidas de autoproteção através dos jogos “Trunfo” e "Escadas e Mangueiras", no qual são abordados temas relacionados com os riscos e a segurança, para os alunos da EB1/PE/C de Água de Pena.
O Trunfo é um jogo de cartas, inspirado no tradicional “Uno”, visando transmitir a toda a comunidade escolar um conhecimento básico sobre algumas medidas de
proteção civil, ao nível do planeamento, prevenção e socorro, face a um conjunto de diferentes situações de acidente/catástrofe natural.
O “Trunfo” foi implementado com o apoio da ACIF no âmbito do Projeto PLESCAMAC.
Formação: Tecnologia de Base na Atividade de Bombeiro;
Data: 18 a 27 de março de 2024.
Objetivos: Dotar os formandos com competências técnico-operacionais de base para o desempenho da atividade de bombeiro.
Destinatários: Estagiários das carreiras de bombeiro voluntário dos Bombeiros Voluntários da Calheta;
A formação implementada foi promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM através da Divisão de Formação, acreditada pela Escola Nacional de Bombeiros e cofinanciada pelo Fundo Social Europeu através do Programa MADEIRA 14-20.
No dia 21 de fevereiro de 2024, no âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos", o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM promoveu uma ação de sensibilização sobre medidas de autoproteção através do projeto “Eu Sei Proteger!”, para os alunos da EBS de Santa Cruz.
Esta ação teve como objetivo principal a transmissão de diversas medidas de autoproteção, através da colocação de óculos VR, onde os jogadores são posicionados num mundo virtual que recria um cenário com fatores de risco, entre eles, Incidente na floresta; Aluvião; Incidente em casa, Incidente em túnel e Kit de emergência, e que devem ser tomadas decisões perante as múltiplas situações de risco, promovendo uma cultura de segurança junto da população escolar.
O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM pretende dar continuidade ao processo de sensibilização dos Agentes de Proteção Civil acerca dos Riscos Psicossociais, através da elaboração de diversas sessões subordinadas ao tema “Trauma Psicológico em Eventos Críticos”, que irá abranger 140 operacionais afetos aos diversos Agentes de Proteção Civil da RAM, recorrendo a uma metodologia mais prática e facilitando não só o desenvolvimento pessoal dos intervenientes mas também dotando-os de mais estratégias para ultrapassar/lidar com riscos de natureza psicossocial inerentes à profissão, onde serão abordados vários tópicos, dos quais destacamos os “Desafios na operacionalidade das equipas e corporações”, “Gestão emocional do stress e do trauma” e o “desenvolvimento e treino da resiliência”, de forma a dar continuidade ao trabalho efetuado.
O SRPC, IP-RAM considera que estes temas devem ser abordados regularmente, uma vez que a gestão do stress associado em acidentes críticos não envolve apenas a intervenção sobre as necessidades psicológicas dos outros, mas também sobre a atenção que deve recair sobre as vítimas terciárias, ou seja, os profissionais de socorro e salvamento.
Hoje, dia 08 de abril realizou-se a primeira de doze ações agendadas e contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do SRPC, IP-RAM, António Nunes, na cerimónia de abertura.
No dia 22 de março de 2024, no âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos", o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM promoveu uma ação de sensibilização sobre medidas de autoproteção através do projeto “Eu Sei Proteger!”, para os alunos da EBS/PE da Calheta (edif Fajã da Ovelha).
Esta ação teve como objetivo principal a transmissão de diversas medidas de autoproteção, através da colocação de óculos VR, onde os jogadores são posicionados num mundo virtual que recria um cenário com fatores de risco, entre eles, Incidente na floresta; Aluvião; Incidente em casa, Incidente em túnel e Kit de emergência, e que devem ser tomadas decisões perante as múltiplas situações de risco, promovendo uma cultura de segurança junto da população escolar.