Formação: Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa;
Data: 6 de junho de 2024;
Objetivos: Dotar os formandos com competências que permitam executar corretamente as manobras de suporte básico de vida com utilização de um DAE numa vítima em situação de paragem cardiorrespiratória.
Destinatários: SANAS;
A formação implementada foi promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM através da Divisão de Formação, acreditada pelo INEM e cofinanciada pelo Fundo Social Europeu através do Programa MADEIRA 20-30.
O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, realizou um workshop no dia 8 de junho de 2024, destinado aos formadores do SRPC, IP-RAM, que integram o SEMER e o SESARAM, E.P.E., no âmbito da atualização do novo Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS).
O propósito do workshop consiste na atualização dos formadores acerca das novas exigências, normativos legais e considerações na emergência pré-hospitalar, considerando a necessidade de garantir a padronização da formação em emergência pré-hospitalar num prisma de estrutura, exigência e verticalidade, de maneira a fortalecer a qualificação no serviço de transporte de ambulâncias.
Os objetivos do Curso de TAS visam a instrução das competências necessárias para avaliar e estabilizar vítimas, realizar manobras de suporte básico de vida, imobilizar e transportar vítimas de doença súbita e/ou trauma, de acordo com os protocolos estabelecidos e contribuindo assim para a diminuição da mortalidade e morbilidade.
No dia 6 de junho de 2024, no âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos", o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM promoveu uma ação de sensibilização sobre medidas de autoproteção através do projeto “Eu Sei Proteger!”, para os alunos da EBS D. Lucinda Andrade.
Esta ação teve como objetivo principal a transmissão de diversas medidas de autoproteção, através da colocação de óculos VR (realidade virtual), onde os jogadores são posicionados num mundo virtual que recria um cenário com fatores de risco, entre eles, Incidente na floresta; Aluvião; Incidente em casa, Incidente em túnel e Kit de emergência, e que devem ser tomadas decisões perante as múltiplas situações de risco, promovendo uma cultura de segurança junto da população escolar.