112
Postsprotecaocivil7.jpeg
BannerCBVSite.jpeg
CBV_Infantes.png
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
CN
CS
PS
RM
CN - Costa Norte
CS - Costa Sul
PS - Porto Santo
RM - Regiões Montanhosas
Ver todos
O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM viu aprovado o seu Plano Prévio de Intervenção (PPI) para o Aeroporto da Madeira, na passada segunda-feira, 3 de novembro, na reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional (CCOR).
Este mecanismo automatiza a resposta de reforço externo e estabelece os procedimentos de atuação imediata dos diferentes organismos, serviços e estruturas, para uma resposta concertada, que disponibilize as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos de um acidente grave, em plena articulação com o Plano de Emergência do Aeroporto.
Com foco na interoperabilidade, trata-se de um instrumento de planeamento operacional que congrega o esforço dos Agentes de Proteção Civil para materializar o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), assegurando a unidade de comando, controlo e comunicações, com vista a uma gestão integrada e em tempo real da informação entre as entidades envolvidas.
Na prática, perante um alerta de emergência do Aeroporto, permite, no imediato, nos primeiros dois minutos, mobilizar os meios e recursos essenciais e garantir a sua gestão cumprindo as normas internacionais de segurança aeronáutica em proporcionalidade e equilíbrio com o cenário expectável, em função da sua caraterização.
 1a
2
3
4a
5
6
 
 
 

No dia 24 de outubro de 2025, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) assinaram um Protocolo de Cooperação Técnica na ilha Terceira (Açores).
O objetivo desta renovada parceria é reforçar a colaboração e criar sinergias, para materializar o quadro de cooperação existente entre ambos os Governos Regionais, através das respetivas Secretarias Regionais com a tutela da Proteção Civil.
O documento enquadra, numa relação direta entre as autoridades regionais de emergência e proteção civil homologas, as pontes de nível operacional, inter-regionais, e vem robustecer a cooperação nas áreas da formação, treino, planeamento, inovação tecnológica e partilha de boas práticas em toda a linha da gestão de emergências.
Na prática, permitirá ampliar a troca de experiências e de conhecimento técnico-científico, o intercâmbio de técnicos, especialistas e operacionais, a assistência mútua e a implementação de programas conjuntos de capacitação dos agentes de proteção civil entre Regiões Autónomas.
Na prática, permitirá ampliar as oportunidades de formação dos operacionais, dinamizar treinos e exercícios integrados, promover a troca regular de peritos, técnicos e especialistas, incentivar o desenvolvimento de iniciativas de capacitação em contexto real de operação, refletindo numa melhoria contínua das competências e da capacidade de resposta dos profissionais de ambas as Regiões.
O acordo marca um passo decisivo na consolidação da capacidade de resposta conjunta em emergências e cumpre os desígnios da RAM no âmbito da cooperação atlântica e da integração da Macaronésia, servindo de base para projetos específicos de acesso a fundos comunitários.

2

 

1

José dos Milagres de Sousa, de 96 anos, concluiu o Curso de Suporte Básico de Vida (SBV), com sucesso, revelando-se um exemplo para a comunidade que queremos cada vez mais resiliente e preparada para intervir em emergências.

Este momento inspirador, valida uma estratégia pensada para robustecer a cadeia de sobrevivência, onde os primeiros minutos contam para salvar uma vida.

José dos Milagres de Sousa deixou o seu testemunho sobre a experiência e as mais-valias da sua participação numa formação que demonstrou estar ao alcance de todos, basta querer. Para além do conhecimento adquirido, o próprio destaca o relacionamento e interação com os colegas e formadores, referindo que acabam todos “por ser uma família com o mesmo objetivo”, e que pode fazer a diferença na vida de alguém que precise de ajuda, na rua, no trabalho ou em casa.
Recorde-se que a Estratégia “Todos sabem reanimar!”, é uma iniciativa conjunta do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM e do SESARAM, EPERAM, que assinaram no passado mês de agosto um protocolo que visa disponibilizar à comunidade uma oportunidade de adquirir a habilidade de lidar corretamente com uma situação crítica de emergência médica, ou seja, cidadãos capazes de, nos primeiros minutos, desenvolver manobras de reanimação através de gestos simples e eficazes.
É constituído por 3 programas, com sessões diárias gratuitas e certificadas, designadamente:
1) População em geral; 2) Comunidade escolar; 3) Serviços Públicos
Estas formações são ministradas por profissionais de saúde, especializados em emergência médica e formadores certificados pelo SRPC, IP-RAM.
O curso, de 4 horas, é gratuito e de acesso livre.
Saibam mais e inscrevam-se: https://forms.office.com/e/MLZH69jRep

https://we.tl/t-X5yGVIKIIg

 

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM em parceria com a Frente Mar Funchal, promoveu, nos dias 30 e 31 de agosto, ações de Mass Training em Suporte Básico de Vida, nos Complexos Balneares do Lido e da Ponta Gorda.
Esta iniciativa, que alcançou nas diversas sessões cerca de 500 pessoas, proporcionou a quem aceitou o desafio de praticar gestos que salvam vidas, uma oportunidade de aprender a reanimar, reforçando assim a preparação da nossa população perante uma emergência médica, em especial em casos de paragem cardiorrespiratória.
Cada ação iniciou-se com uma breve explicação técnica por profissionais de saúde do Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER), seguindo-se a componente prática, onde os participantes treinaram compressões torácicas com feedback da sua eficácia. A jornada foi dinamizada por uma equipa de diferentes Agentes de Proteção Civil, nomeadamente, da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, do Corpo de Bombeiros Voluntários Madeirenses, da delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, do SANAS com a colaboração dos nadadores-salvadores, que evidenciaram a importância da cadeia de sobrevivência.
O Serviço Regional de Proteção Civil e o SESARAM iniciam já na próxima semana as formações de Suporte Básico de Vida dirigidas à população no âmbito do programa “Todos sabem reanimar”, fruto de um protocolo recentemente assinado entre as Instituições na Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil. Se ainda não formalizou a sua inscrição, aceda ao nosso formulário em: https://forms.office.com/e/MLZH69jRep

1

 

Este verão, estamos também na praia para ensinar Suporte Básico de Vida.
✔ As ações contarão com profissionais do SEMER, Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e SANAS, que vão ser os “personal trainers” do desígnio de ter uma população mais preparada para reverter uma paragem cardiorrespiratória.
Poderás ser tu a fazer a diferença!
📍 Onde e quando?
📅 30 de agosto – Lido
📅 31 de agosto – Ponta Gorda
🙌 Juntem-se a esta missão de reforçar a cadeia de sobrevivência com "Gestos que Salvam Vidas"
 
540113418 1178042157686391 4529585815100276222 n