112
BannerCBVSite.jpeg
Postsprotecaocivil7.jpeg
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Aviso n.º 8/2025 - Situação Meteorológica Adversa - Medidas Preventivas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê um agravamento do estado de tempo no Arquipélago da Madeira a partir de hoje (09) devido à aproximação de uma depressão com atividade forte no dia 10 (sábado). Assim, prevê-se:

  • Precipitação: Períodos de céu muito nublado, aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e localmente intensos no final do dia 9 (sexta-feira) e no dia 10 (sábado), que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo, diminuindo a sua intensidade e frequência a partir do final da tarde do dia 10 (sábado).
  • Vento: Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sul/sueste, rodando para o quadrante leste a partir do final da tarde, do dia 10 (sábado), e soprando por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas até meio da tarde do dia 11 (domingo).

2) EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função das condições meteorológicas previstas é expectável:

  • Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações energia;
  • Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas e objetos, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública;
  • Piso rodoviário escorregadio, devido à possível formação de lençóis de água;
  • Ocorrência de inundações em zonas urbanas;
  • Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.

3) MEDIDAS PREVENTIVAS

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, e nas áreas mais expostas e vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:

  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
  • Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
  • Adequar os comportamentos e as atividades à situação meteorológica prevista, evitando as viagens para zonas afetadas ou movimentos desnecessários;
  • Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas;
  • Especial cuidado nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras;
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

 

 

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, IP-RAM, em parceria com a Federação de Bombeiros, lança hoje uma campanha de recrutamento para Bombeiro Voluntário. 

      Sob o mote "Estás pronto para a missão?", a iniciativa visa reforçar as fileiras dos Corpos de Bombeiros da RAM, captando recursos humanos com espírito de missão para reforçar o dispositivo regional. 

      Ao longo das próximas semanas vamos divulgar o as vantagens de fazer voluntariado nos Bombeiros, promovendo uma visão mais completa e atualizada desta importante missão na sociedade. 

      Além da realização pessoal e valorização curricular, os benefícios de ser bombeiro/a voluntário/a passam pelas múltiplas competências que se adquirem neste nobre trajeto de bem fazer. Apesar do combate a incêndios ser a vertente mais mediática, são muitas as áreas de intervenção no âmbito da proteção e socorro. Atualmente, as missões confiadas aos corpos de bombeiros atravessam todo o espectro da proteção civil, especialmente: 

      - Combate a Incêndios (Rurais, Urbanos e Industriais); 

      - Resgates e Salvamentos com técnicas especiais; 

      - Emergência Pré-Hospitalar; 

      - Operações de Desencarceramento; 

      - Acidentes com Substancias Perigosas; 

      Em suma, responder a todo o tipo de ocorrências decorrentes de riscos naturais, mistos ou tecnológicos. 

      Como dizer “pronto”?

      A inscrição é simples! Se tem interesse em ser bombeiro/a, basta preencher o formulário disponível no nosso site (www.procivmadeira.pt), ou dirigir-se ao corpo de bombeiros da sua área de residência e preencher a ficha de inscrição e fica automaticamente na condição de candidato ao curso de formação para ingresso na carreira de bombeiro voluntário. 

      Checklist das 3 questões para ser BOMBEIRO:

      1. Tenho disponibilidade/tempo livre para cumprir os meus piquetes, formação e instrução (250 horas).

      2. ⁠Vou desafiar-me, com a realização de provas de admissão (físicas, médicas e psíquicas).

      3. ⁠Quero ajudar quem precisa, mesmo perante os contextos mais adversos e exigentes.

      Se o resultado foi 3/3 então vem fazer parte dos Bombeiros da Madeira para ser um dos que contribui para uma RAM segura e resiliente. 

      Contigo, seremos mais fortes!

 

Cartaz

Esta manhã, um cenário fictício de incêndio no ponto de abastecimento de aeronaves do Centro de Meios Aéreos do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM), enquanto se abastecia o Helicóptero, testou a resposta à escala total do Plano de Emergência do Heliporto e simultaneamente as Medidas de Autoproteção no âmbito da Segurança Contra Incêndio em Edifícios do Edifício Sede e Centro de Formação. 

      Após o alerta e ao som dos alarmes, todos os espaços foram evacuados e os utilizadores dos edifícios encaminhados para os pontos de encontro.  

      Entretanto, a simulação que figurou quatro feridos (um dos quais no decorrer da evacuação) testou a primeira intervenção e a articulação das equipas do Plano de Emergência Interno e do Serviço de Brigadas de Aeródromo com os meios de socorro externos, ativados como se de uma situação real se tratasse.  

      Os debriefings, conduzidos pelo Presidente do SRPC, IP-RAM, com a presença de todos os intervenientes, permitiram sinalizar as lições identificadas, de forma a corrigir ou ajustar procedimentos.  

      Participaram, além de todos os colaboradores do SRPC, IP-RAM e formandos dos cursos que decorriam no Centro de Formação, o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública, a Equipa Médica de Intervenção Rápida, os Bombeiros Voluntários Madeirenses e a Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz. 

      A dinâmica dos exercícios esteve a cargo da Direção do Heliporto do SRPC, IP-RAM em parceria com a Divisão de Segurança Contra Incêndio em Edifícios, sem aviso prévio aos utilizadores do edifício e proporcionando um contexto realista e desafiante para os participantes. 

      A equipa de observadores/avaliadores foi constituída por formadores do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e responsáveis do Serviço de Salvamento e Luta Contra Incêndios e das Operações Aeroportuárias da Aeroportos da Madeira. 

      Hoje estamos melhor preparados do que ontem!

1

2

3

4

5

6

7

8

9

 

 

 

 

 

 

Na passada quinta-feira, dia 3 de abril, o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC, IP-RAM), acompanhado pelo Chefe de Divisão de Planeamento, Operações e Comunicações, Válter Ferreira e do responsável pelos sistemas do Comando Regional de Operações de Socorro #CROS, Paul Afonseca, reuniu com o Diretor da Delegação da Madeira da ANACOM, Nelson Melim para reforçar a colaboração institucional.

Numa jornada de trabalho que decorreu ao longo da manhã, além da visita às instalações desta autoridade na Região Autónoma da Madeira (RAM), foi possível estabelecer uma estratégia de cooperação, que vai permitir ampliar a participação da ANACOM no Sistema de Emergência e Proteção Civil da Região.

O Comandante Richard Marques deu a conhecer os projetos em curso no que toca a evolução tecnológica, inovação e redundância dos sistemas de informação e comunicações do SRPC, IP-RAM e ainda ficaram sinalizadas as prioridades de ação, cuja colaboração da ANACOM será fundamental, com destaque para a operacionalização do futuro Sistema de #Alerta e #Aviso da RAM.

 

 

 

488544149 1067328818757726 4152409259944475154 n

 

489378806 1067328822091059 5503566013655624411 n

 

489015582 1067328032091138 2550072867382694992 n